Santana do Cariri, Milhares de Romeiros celebram martírio da Serva Benigna.

Benigna em Santana do Cariri  (1)

Por: Amaury Alencar / Foto: Divulgação

O município de Santana do Cariri, Localizada no extremo Sul do Estado do Ceará, pertencente a Diocese de Crato. Este município transformou-se em palco de louvores neste período de romaria. Neste dia 24/10, milhares de Romeiros celebraram os 75 anos do Martírio da Serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva. Peregrinos de várias partes do país visitaram Santana do Cariri, recuperando a força por meio da religiosidade. Neste mês de outubro, a cidade realizou a “13ª Romaria de Benigna”, evento que contou e movimentou cerca de 30 mil pessoas.

Com o tema: “Com Benigna, rumo ao centenário paroquial, celebremos as misericórdias do Senhor”, os milhares de fiéis louvaram a Serva de Deus, a jovem que em uma tarde fatídica do dia 24 de outubro de 1941, no Sítio Oitis, a 2km do centro de Santana, a menina Benigna ia sozinha buscar água em uma cacimba. Raul, um homem que há tempos se dizia apaixonado pela menina de 13 anos, a abordou ali pela última vez e, indignado com a recusa, assassinou benigna com um facão. E ela defendeu sua castidade até a morte. Com uma vasta programação, a Romaria fez uma bonita caminhada, que saiu do bairro Inhumas em um percurso de 2 Km até a matriz de Sant’Ana onde está sepultado os restos mortais de Benigna. Participaram da Romaria caravanas de 54 paróquias de trinta e cinco municípios do Ceará, além dos Estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. O evento mobilizou toda a estrutura organizacional da cidade. Além da oportunidade de renovar a fé, o festejo movimentou todos os setores da economia local.

Nesta Romaria tivemos show com Geraldinho da Comunidade Missão Resgate e o cantor e compositor Maurício Jorge. O caso da jovem está sendo avaliado pela Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano, através de um tribunal formado por peritos, legistas e especialistas no Direito Canônico, para que os documentos produzidos na fase diocesana do processo de beatificação da jovem sejam novamente avaliados. Benigna poderá vir a ser a primeira beata do Estado do Ceará.

Para o pároco de Santana: Paulo Lemos Pereira, “A romaria este ano foi especial, pois se comemora o ano jubilar da Paróquia Sra. Sant’Ana, que é também a paróquia de Benigna”. Toda a Diocese de Crato, entra no clima de devoção, envolvendo famílias da região e de vários outros Estados. D. Fernado Panico, bispo da Diocese de Crato, presidiu a concelebração de encerramento, juntamente de D. Gilberto Pastana seu coadjutor e vários padres, em uma missa campal ao lado da Matriz de Santana do Cariri.

Leia também



PATOM

Enquete