Seminário do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto é aberto na URCA e debate modelo de gestão como proposta para o futuro‏

O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato, pela primeira vez se torna o centro dos debates, durante a realização, na Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Secretaria de Cultura do Crato, do I Seminário que aponta com a proposta de trabalhar um Projeto para o futuro, tema principal do encontro que reúne pesquisadores, estudantes, historiadores, cineastas e diversos especialistas que buscam desenvolver um trabalho conjunto pelo resgate da memória do Caldeirão.

O evento foi aberto na noite de ontem, no Salão de Atos da URCA, com palestras do professor dr. Artur Sá, representante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro-UTAD, em Portugal, e da Unesco. Ele falou sobre “A importância de um desenvolvimento integrado na afirmação dos geoparques mundiais da Unesco”. Além disso, destacou, em sua fala, após a vista ao sítio Caldeirão, a importância do espaço, como local com as condições de se tornar um dos geossítios mais importantes da américa do Sul.

O professor dr. da URCA, Domingos Sávio, abordou em sua palestra as “Visões de mundo nas lutas libertárias do Caldeirão”. Ele é um dos pesquisadores de destaque na área e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo cineasta e pesquisador Rosemberg Cariry, que desenvolveu filme e livro sobre o Caldeirão. Ele esteve na mesa de abertura do evento e falou os rumos de uma nova trajetória de trabalho, a partir desse momento, e se dispôs a fazer parte e auxiliar nas novas concepções de projetos que envolvam o Caldeirão.

O compositor e poeta Luciom Caieira lançou, durante a abertura, um gibi sobre o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, distribuído para os participantes. Também foi realizada apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, com execução dos hinos do Crato e do Ceará. 

Parceria

O Reitor da URCA, professor Patrício Melo, ressaltou a importância do evento ao mesmo tempo em que destacou essa como a principal parceria na história da geologia este ano, que envolve a URCA. Trata-se de uma proposta firmada, durante a abertura, entre a Prefeitura do Crato e a Universidade, que tem o objetivo de prestar apoio às atividades culturais, de interesse público, desenvolvidas pela secretaria de Cultura do Município, no sítio histórico do Caldeirão, por meio da parceria, e não apenas isso, mas dar um suporte necessário para os estudantes e pesquisadores, nas atividades extensão e pesquisa, relacionadas à preservação da memória do Caldeirão, entre outros aspectos, que determinam o valor científico, social e histórico-cultural do lugar. A proposta tem como uma de umas de suas metas, promover a inserção do Assentamento 10 de Abril, nas práticas de gestão do patrimônio, por meio de programas e projetos.

Assinaram o termo de parceria, representando o Prefeito do Carto, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, a secretária de Cultura Dane de Jade, e o Reitor da URCA, Professor Patrício Melo. 

80 anos do massacre

Na ocasião, a secretária destacou todo o apoio da URCA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, para a realização doe evento, que há muitos anos, vinha sendo planejado para acontecer de forma a reunir instituições que pudessem debater no encontro, por meio partilhado, uma alternativa de gestão do espaço.

Ela destacou a importância de crias estratégias para um modelo de gestão. “Esse é um trabalho que me traz emoção, por ser histórico, simbólico e tão significativo para o Brasil”, afirma a secretária, ao enfatizar a importância da experiência do Caldeirão para o Brasil. Ainda ressaltou os 80 anos do triste massacre com a morte de centenas de pessoas de uma experiência vivenciada durante dez anos, de êxitos de uma comunidade, em pleno sertão nordestino, no solo cratense.

O cineasta Rosemberg Cariry lembra mais de 20 anos de luta pelo espaço, tanto físico como simbólico, mas constata nesse período poucos avanços, mesmo com os esforços. “Sempre achei que o Crato precisa de reconciliar com a sua história”, afirma. Ele ainda ressaltou que todas as vezes que o povo lutou por experiências novas, ao longo da história, cabeças rolaram.

Veja programação competa do evento:

Seminário Caldeirão da Santa Cruz do Deserto: um projeto para o futuro

12, 13 e 14 de abril de 2016

 

12 de abril

Abertura

Conferencistas:

Dr. Arthur de Sá (UNESCO)

Dr. Domingos Sávio (URCA)

 

*Lançamento do Gibi " O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto" de Luciom Caeira

 

13 de Abril

Manhã

8:00 Acolhimento

8:30 O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto – memórias de ontem e hoje para a construção do amanhã

  Rosemberg Cariri

  Régis Lopes

  Maria Loreto

  Mediação: Prof Fátima Pinho

 

12:00 Almoço

 

14:00   Gestão Patrimonial – Os desafios de “gerenciar “processos históricos e sociais relevantes para a memória das lutas populares

            Dane de Jade – Secretária de Cultura do Crato

            Luiz Paulo-  Parque Estadual de Canudos

            Manuelina Duarte – IBRAM

            Mediação:  Prof. Océlio

 

16:00 Caldeirão, um projeto para o futuro: políticas públicas participativas e gestão patrimonial

             Paulo Campos – Maloca Escola de Permacultura

             Patrício Melo – Reitor da Urca/Geopark

             Padre Vileci – Pastoral da Terra

            Mediação: Ivânio Azevedo

 

18:00 Caldeirão da Santa Cruz do Deserto – filme

 

19:30

Reunião de Trabalho

Pauta: Gestão patrimonial do Caldeirão

Minc, Secult – CE,  Secult Crato, Urca

 

14 de Abril

Oficina  Memória Social, gestão museológica e administração pública: o papel e a atuação da sociedade civil

              Mediação: Alexandre Gomes

              Assentamento 10 de Abril

              Secretaria de Cultura do Crato

              Urca

              Carol Ruoso – COPAC – Secretaria de Cultura do Estado

 

Almoço

 

Tarde

14:00 – Visita Técnica com Loreto e Sandro Leonel

17:00 – Encerramento

Apresentação do Espetáculo "Caldeirão Hoje e Sempre"

Partilha de Alimento

 

Universidade Regional do Cariri  (URCA)

Núcleo de Comunicação

Telefones: (88) 3102-1213 – 9 – 8812.5525 ramal 2617

www.urca.br – Crato, 13 de abril de 2016.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados