SENAC Crato promove mostra sobre a língua brasileira de sinais

O Senac Crato realiza nos dias 25 a 27 de abril, a 1° Mostra de Libras, em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (24 de abril). O evento tem como objetivo compartilhar com os participantes a importância dessa língua como meio de comunicação e acessibilidade, focando o processo histórico da educação dos surdos. A mostra será realizada no Espaço Cultural Roberto Rêgnier, no Senac Crato, das 18h às 22h.

O evento é aberto ao público. Na programação, oficina e apresentação cultural, além da palestra “ História e Uso da Libras”. Alunos do Curso de Operador de Computador do Senac Juazeiro apresentam ainda glossário bilíngue com termos de informática, desenvolvido em parceria com o Curso Técnico de Tradução e Interpretação em Libras do Senac Crato. A próxima turma desse curso já está com matrículas abertas e as aulas começam em junho.

Para a realização, o Senac Crato conta com parceiros, como Instituto Transformar (INTRA), Associação de Surdos da Região Metropolitana do Cariri (ASURMC), Associação Cratense de Defesa da Pessoa Surda (ACDPS), Associação dos Profissionais Intérpretes de Língua de Sinais da Região Metropolitana do Cariri (APILSMC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Central de Interpretação de Libras (CIL).

Alunos do Senac Juazeiro desenvolvem glossário bilíngue de termos de informática

Os alunos do Curso de Operador de Computador do Senac Juazeiro desenvolveram um glossário bilíngue de termos de informática com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e apresentaram como trabalho de conclusão de curso. Para desenvolvimento do projeto, foram realizadas parcerias com o Centro de Semiliberdade Regional de Juazeiro do Norte e a Escola Estadual José Bezerra de Menezes, incluindo alunos ouvintes e uma surda.

O desenvolvimento do projeto envolveu pesquisa de significados dos termos de informática, cujos significados foram pesquisados na Web e traduzidos para Libras, sob a orientação da intérprete Samara Oliveira. A turma comandada pelo instrutor Cícero José Lima Silva também contou com o apoio e a participação da estudante do Curso Técnico de Tradução e Interpretação em Libras do Senac Crato, Maria Leylilania.

“Este projeto foi concebido a partir da carência detectada em termos de conteúdos de informática para a comunidade surda e ampliação dos conhecimentos de Libras pelos ouvintes, visando uma melhor interação entre os mesmos na sala de informática”, assegura o instrutor Cicero José.

Serviço:

1º Mostra de Libras

Data: De 25 a 27 de abril

Horário: De 18h às 22h

Local: Espaço Cultural Roberto Rêgnier – Senac Crato (Praça da Sé, 596 – Centro)

Mais informações: (88) 3586.8750

Curso Técnico em Tradução e Interpretação em Libras (1200h)

Data: De 04/06/18 a 25/05/20

Aulas: De segunda a quarta-feira, de 8h às 12h

Inscrições: Senac Crato (Praça da Sé, 596 – Centro)

Pré-Requisitos: 17 anos e cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio.

Mais informações: (88) 3586.8750/ https://cursos.ce.senac.br/

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados