Servidores da Comarca de Juazeiro do Norte participam de curso sobre Cadastro Nacional de Adoção

Servidores da Comarca de Juazeiro do Norte participam de curso sobre Cadastro Nacional de Adoção

Os servidores da Comarca de Juazeiro do Norte e da 2ª Zona Judiciária (sede Iguatu) que operam o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e pretendentes habilitados à adoção participaram, nessa sexta-feira (30/06), de curso de capacitação psicossocial promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Ao todo, foram beneficiados 22 servidores e 47 pretendentes habilitados.

Na ocasião, a juíza Samara Cabral, respondendo pela Vara da Infância e Juventude, falou sobre adoção ao fazer a abertura do curso. Em seguida, o promotor de Justiça Dairton explicou sobre o processo de adoção, o CNA e sobre o programa de apadrinhamento. O chefe do setor de cadastro do Fórum Clóvis Beviláqua, Deusimar Queiroz e representantes da Rede Adotiva, Igor Azevedo e Priscila Azevedo também participaram do curso, que contou ainda com a presença da defensora pública Ramylle Holanda.

O objetivo foi qualificar esse público abordando questões relacionadas ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes, além dos aspectos sociais, psicológicos e jurídicos. O curso será promovido nos próximos meses na 5ª Zona (Maracanaú), 7ª e 8ª (Sobral e Tianguá), 6ª (Caucaia), 3ª e 4ª (Quixadá e Russas) e 9ª (Crateús). Veja cronograma das datas abaixo.

A capacitação conta com a participação de membros do Ministério Público e de profissionais com formação nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Direito, das Organizações Não Governamentais Acalando e Rede Adotiva, que devem indicar representantes para participar como expositores ou instrutores dos cursos.

Após a conclusão, será fornecida certidão comprobatória de participação com validade em todo Brasil. Os técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar e os conselheiros tutelares poderão participar da capacitação como forma de viabilizar o compartilhamento de informações, a articulação de ações e a integração operacional.

CRONOGRAMA

DATA LOCAL DO CURSO REGIÕES BENEFICIADAS
30/06 JUAZEIRO DO NORTE 1ª E 2ª ZONAS
21/07 FORTALEZA 5ª ZONA
18/08 SOBRAL 7ª E 8ª ZONAS
15/09 FORTALEZA 6ª ZONA
06/10 QUIXADÁ 3ª E 4ª ZONAS
10/11 FORTALEZA 5ª E 6ª ZONAS
1º/12 CRATEÚS 9ª ZONA

As informações são do TJ-CE

Leia também



PATOM

Enquete