Sesc realiza projeto de valorização do reisado

De 18 a 21 de julho, o Sesc* realiza o projeto Peças, Jogos e Caretas – Reino do Encantamento, na Unidade Juazeiro do Norte do Sesc. A programação envolve oficina de palhaço Mateus, exibição de documentário e abertura da exposição “Meninos e Reis”. A entrada é gratuita.

Com o objetivo de valorizar o reisado da Região do Cariri, a Oficina de Mateus – Pulhas e Orações é realizada todos os dias da programação, de 18h às 21h. O projeto destaca nesta edição o papel do palhaço Mateus, considerado um dos personagens mais importantes desta manifestação cultural, que, na hierarquia, vem logo após o mestre e o rei. 

A oficina proporciona ao público o aprendizado mais aprofundado do personagem, além de ensinar a confecção de alguns adereços que o palhaço utiliza em suas apresentações, como o chapéu chamado de “cafuringa”. Os encontros acontecem com a mediação dos mestres Domingos e Tarcísio.

No último dia da programação (21), às 18h, acontece a abertura da exposição “Meninos e Reis”, com a exibição do documentário de mesmo nome. Com 15 minutos de duração, o filme trata do patrimônio imaterial de uma manifestação popular, o reisado, que faz parte do crescimento cultural das crianças carirenses.

O enredo conta a história de Maria Fabrislene, rainha do reisado, que passa pelo drama de entregar a coroa para sua irmã mais nova, como reza a tradição. O filme registra um rito de passagem da infância para a adolescência.

 A exposição, que fica em exibição até o dia 21 de agosto, ressalta a importância do reisado da Região do Cariri, manifestação cultural bastante presente no Nordeste brasileiro.

 

Programação

 

18 a 21/7

 

Oficina de Mateus – Pulhas e Orações

Horário: 18h às 21h

 

21/7

 

Exibição do documentário “Meninos e Reis”

Horário: 18h

Classificação indicativa: Livre | Duração: 15 min

 

21/7 a 21/8

Exposição “Meninos e Reis”

Abertura: 18h

Visitação: 13h às 20h

 

SERVIÇO

 

Projeto Peças, Jogos e Caretas – Reino do Encantamento

Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)

Dias: 18 a 21/7

Informações: (88) 3587.1065

 

:::Gratuito:::

* Entidade mantida pelos empresários do comércio.

 

 

www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Twitter: @sesc_ce

Instagram: sescce

 

 

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados