Simpósio pretende discutir o novo contexto sobre a reconciliação da Igreja com o Padre Cícero

O objetivo do V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, no período de 20 a 24 de março no Memorial em Juazeiro, é embasar a reflexão acerca dos elementos que envolvem a reconciliação da Igreja com o sacerdote. Esta síntese foi apresentada pelo professor e um dos coordenadores do evento, José Carlos dos Santos, num artigo que escreveu sobre a iniciativa. Para ele, deve ser considerando o conjunto de fatores que levaram a este posicionamento da Igreja e os impactos que a medida causa no cenário religioso, cultural, político e econômico de Juazeiro.
A promoção da Universidade Regional do Cariri (Urca) constará de conferências, mesas redondas, rodas de conversas, apresentações de trabalhos e atividades culturais dentro das comemorações pelos 173 anos de nascimento do Padre Cícero. O professor Zé Carlos observou que, na história recente, vários estudiosos e pesquisadores têm se debruçado para compreender o fenômeno das romarias, a experiência dos fiéis nesse protagonismo, a história do sacerdote e a mística da cidade de Juazeiro.
Segundo recordou, a mensagem do Papa Francisco – enviada através da carta do Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano – promoveu essa reconciliação num acontecimento histórico que estimulou a Urca a promover mais um simpósio. Agora, a pretensão é agregar pesquisadores, estudantes, professores, líderes religiosos, agentes de pastoral, romeiros e demais interessados no sentido de refletir sobre a figura do Padre Cícero e seu contexto históri