Sucessão na Câmara de Juazeiro deve polemizar disputa por cargos abaixo da presidência

Câmara de Juazeiro MAIO_2018 Foto Jota Lopes Agência Caririceara (8)

Juazeiro do Norte. A disputa pela sucessão de cargos para formação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, biênio 2019/2020,  tem levado parlamentares interessados em ocupar postos na hierarquia de comando do Legislativo a se movimentar nos últimos dias. Diante da certeza de apoio de 16 parlamentares (o número pode ser maior até o dia da eleição), o nome do vereador Darlan Lobo (PMDB) é dado como certo na sucessão do atual presidente da Casa, Gledson Bezerra (PMN). A disputa cresce entre os demais interessados na vice-presidência e pelo cargo de 1º secretário, que também responde pela função de tesoureiro da Câmara Municipal.

Fontes ouvidas pelo Por Dentro do Assunto informaram que pelo menos dois vereadores buscam articulações que lhes favoreça a presença no comando da Câmara Municipal, a partir do próximo ano. Conforme apurado, os vereadores Adauto Araújo e Auricélia Bezerra, líder e vice-líder do governo local, respectivamente, participaram de conversações com vereadores que ainda não se decidiram pelo apoiamento à Darlan Lobo, sondando a possibilidade de receberem votos destes parlamentares, caso consigam formar chapa para a disputa ou, então, terem seus nomes inseridos no grupo hoje encabeçado pelo peemedebista.

No grupo de Darlan Lobo, conforme uma das fontes, os cargos para formação da nova Mesa já estariam preenchidos, no entanto. A chapa que deve ser apresentada à votação do plenário no dia 15 de agosto, data já definida para realização da eleição, estaria composta da seguinte forma: Darlan Lobo (presidente); Capitão Vieira (vice-presidência); David Araújo (primeiro secretário); Damian de Firmino (segundo secretário). Também há expectativas de que o vereador Domingos Borges esteja inserido na chapa encabeçada por Darlan Lobo. O cargo a ser ocupado por ele, no entanto, ainda está sendo definido.

“Não tem havido problemas no grupo que definiu apoio ao Darlan [Lobo]. O que se tem percebido é uma movimentação por parte de colegas que até então eram resistentes e que, agora, passaram a articular uma possível participação nessa mesma chapa. O líder do governo, por exemplo, já demonstrou interesse em compor com a gente. Só que ele quer ser indicado como primeiro secretário, função que no grupo caberia ao vereador David Araújo. Os nomes que foram definidos surgiram da escolha de um grupo e dificilmente serão modificados”, avaliou um parlamentar cujo a identidade será preservada pela reportagem.

Ouvido pelo Por Dentro do Assunto, o vereador Adauto Araújo (PSC), confirmou ter participado de conversas na semana passada onde o tema era a sucessão da Mesa Diretora. Ele negou, no entanto, interesse em disputar à Presidência da Csa Legislativa. “Não há conversas neste sentido. O que houve foi um diálogo em torno da possibilidade de meu nome compor com a chapa encabeçada pelo vereador Darlan. No entanto, nada ficou acertado. Como ainda há um bom caminho pela frente, é preciso que outras conversações aconteçam para que as definições ocorram”, disse Adauto Araújo.

A vereadora Auricélia Bezerra (PDT) também negou que tenha realizado, nas últimas semanas, qualquer articulação no sentido de apoio ao seu nome como candidata ao comando da Câmara. Disse, no entanto, existir interesse de alguns outros parlamentares para apresentação de emenda a Lei Orgânica do Município, no sentido de que a escolha dos cargos aconteça em separado. “Eu, particularmente, acredito que o vereador Darlan Lobo será mesmo o próximo presidente da Mesa. O que eu conversei com alguns outros colegas, e esse assunto já estava circulando pelo Plenário, foi a possibilidade de tornarmos a escolha mais democrática, a partir do voto cargo a cargo. Mas, há apenas uma discussão inicial neste sentido. A matéria não foi apresentada à Mesa”, explicou a pedetista.

A eleição para escolha da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020 acontecerá no dia 15 de agosto. A data foi estabelecida pela presidência da Casa, apos acordo com parlamentares.

Conteúdo do robertocrispim.com.br

Leia também



WhatsApp Image 2022-05-18 at 17.58.45

Enquete