Superintendente da AMAJU diz que a política de resíduos sólidos em Juazeiro está bem avançada

Enquanto alguns municípios enfrentam dificuldades relacionadas com o problema de seus lixões, Juazeiro do Norte avança nessa questão. Foi o que garantiu o Superintendente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente, Eraldo Oliveira, ressaltando o bom entendimento com o Ministério Público e informando que o lixão de Juazeiro está quase um aterro sanitário controlado. Ele admite ainda ser irregular e avisou que o município está licenciando um aterro privado e implantando uma política consistente de resíduos sólidos.

A AMAJU está assistindo e assessorando os catadores com o apoio da Cáritas e instituições de ensino superior. Segundo Eraldo, a implantação do biodigestor deverá começar no mês de maio em terreno já determinado pelo prefeito Raimundo Macedo em comum acordo com uma empresa alemã. No momento está sendo feita a licitação para o estudo de gravimetria a qual deve ser concluída ainda este mês. Após isso, o plano de negócios e o dimensionamento do biodigestor.

O Superintendente da AMAJU anunciou, também, que os 40 acadêmicos das diversas universidades e faculdades já foram selecionados para treinamento, enquanto o Conselho de Meio Ambiente trabalha o projeto de implantação da coleta seletiva. Este será encaminhado à Câmara Municipal, de acordo com Eraldo, após os debates internos e com diversas entidades e outra preocupação é no sentido de solucionar a questão dos resíduos eletrônicos.

Sobre os resíduos pneumáticos, ele declarou que a questão se encontra bem encaminhada. Inclusive com a reforma de uma grande sala na antiga Usina Zé Bezerra. Além disso, a AMAJU cuida de organizar as associações para fundar uma cooperativa. Outro esforço se dá na conscientização quanto à educação ambiental junto às escolas públicas e, tudo isso, está incluído no Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em fase de elaboração numa parceria com a FUNDECE.




Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Juazeiro do Norte

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados