Teleférico do horto em Juazeiro do Norte está em fase de testes

Teleférico do horto de Juazeiro do Norte funciona em fase de teste — Foto: Governo do Estado/Divulgação
Teleférico do horto de Juazeiro do Norte funciona em fase de teste — Foto: Governo do Estado/Divulgação

Equipamento terá 26 cabines climatizadas com capacidade para 8 passageiros.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na manhã desta segunda-feira (24), que o teleférico do horto, na cidade de Juazeiro do Norte, interior do Ceará, está em fase de testes para o funcionamento. A obra está em fase final de execução e irá incrementar o turismo religioso, segundo o gestor.

A obra foi anunciada em 2017 pelo governador e, conforme o Portal da Transparência do Governo do Estado, custou mais de R$ 70 milhões, quando consideradas a aquisição dos equipamentos e o processo de urbanização do entorno.

Serão 26 cabines climatizadas, com capacidade para oito passageiros. Esses equipamentos começaram a ser instalados em setembro do ano passado. O teleférico está instalado na colina do horto, local onde está a estátua de padre Cícero e recebe milhares de turistas e romeiros.


“Os visitantes serão transportados por um percurso de 2 km entre as estações Romeiros (inferior) e Horto (superior), a uma altura de 200 metros, proporcionando uma vista privilegiada da região. O teleférico será muito importante para incrementar o turismo religioso em todo o Cariri, movimentando a economia e gerando mais emprego e renda aos cearenses”, afirmou o governador.

Parte do material que compõe a linha do teleférico foi fabricada pela empresa austríaca Doppelmayr, integrante do consórcio construtor. Entre esses equipamentos estão cabos, correntes e torres sendo instalados no trajeto de 2 km entre as estações Romeiros (inferior) e Horto (superior).

*Conteúdo G1 CE

Leia também



PATOM

Enquete