Tratamento para tuberculose em todas as unidades de saúde

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tendo em vista o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que acontece no dia 24 de março. Nessa mesma data está programado um pit stop educativo na Avenida Jorge Teixeira, com um alerta à população sobre os riscos de contaminação e a importância no tratamento da tuberculose. De acordo com a coordenadora de teste rápido Francinilda de Souza do Departamento de Programas Especiais (DPE), o tratamento é realizado em todas as unidades de saúde da família do município.
 

Os agentes comunitários de saúde fazem o acompanhamento das famílias, os casos suspeitos são informados de imediato à enfermeira responsável pela equipe ou ao médico de plantão para que eles façam o agendamento da consulta. Nos casos de confirmação da doença, será realizado o acompanhamento nas unidades de saúde do município. Todo o tratamento é disponibilizado ao usuário durante o período que dura        6 meses, com a emissão de medicamentos pela unidade de saúde. Ocorre também um acompanhamento mensal do paciente, quando são feitos exames de Baciloscopia (exame de escarro) para o controle na evolução do tratamento.


Durante esse período, a família do paciente passa por uma investigação para verificar possíveis casos suspeitos. Caso um dos familiares apresente algum sintoma, é feita a coleta para os exames e as mesmas são encaminhadas para um teste rápido na Policlínica Rafael Vaz e Silva. No ano de 2015 foram diagnosticados 311 novos casos, já neste ano, durante os dois primeiros meses, foram detectados 47 novos casos da doença.

CAUSAS:

A tuberculose é uma doença causada por uma infecção por Bacilo de Koch (BK), que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
 

 

TRANSMISSÃO DA DOENÇA:

A doença é transmitida de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa. Portanto, os lugares aglomerados são os principais locais de transmissão. A tuberculose é transmitida pelas vias aéreas, ao falar, espirrar ou tossir, quando gotículas de salivas que contém o agente infeccioso podem ser aspiradas por outros indivíduos, dessa forma contaminando-os.

 

SINTOMAS DA DOENÇA:

Os sintomas mais frequentes são: tosse com ou sem catarro por mais de três semanas, febre (geralmente à tarde), cansaço excessivo, falta de apetite, perda de peso, fraqueza e suor noturno.

rondoniagora

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados