TRE inicia revisão biométrica em Lavras da Mangabeira e Mauriti

Mauriti. Na última sexta-feira (01), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou duas audiências públicas para o início da revisão biométrica, em Lavras da Mangabeira e Mauriti. Com as presenças de juízes, vereadores e representantes partidários, pela manhã, o lançamento da biometria aconteceu na Câmara Municipal de Lavras; já pela tarde, a Câmara Municipal de Mauriti recebeu o mesmo evento. Nos dois municípios, o prazo final de comparecimento dos eleitores é 28 de fevereiro de 2018.

O desembargador Haroldo Máximo presidiu o ato, e alertou os eleitores para que procurem o cartório eleitoral o quanto antes. “Apesar do prazo final parecer distante, é preciso compreender que ele é calculado com metas diárias de atendimento, para evitar atropelos de última hora”, advertiu. O magistrado informou, ainda, sobre as diversas implicações que os eleitores podem ter caso não realizem o a biometria.

No município de Mauriti tem, atualmente, 35.131 eleitores e, até agora, apenas 13% fizeram a biometria. Esse índice foi destacado pelo corregedor do TRE-CE, que pediu apoio institucional à Prefeitura e Câmara de Vereadores, na divulgação da campanha. Já Lavras da Mangabeira possui 25.215 eleitores. No final das duas solenidades, a equipe do TRE repassou informações técnicas sobre o Projeto Biometria, no âmbito do TRE-CE, e abriram espaço para o esclarecimento de dúvidas.

Calendário da Biometria

Os próximos municípios que receberão audiências públicas neste mês, marcando o início dos trabalhos de revisão eleitoral e de recadastramento biométrico dos eleitores são: Chaval (15); Uruburetama e São Luis do Curu (21); e Aracoiaba e Pacoti (22). A meta é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Nas próximas eleições, 129 dos 184 municípios cearenses terão concluído o recadastramento biométrico de 100% do eleitorado. Em Fortaleza, a meta do TRE é atingir 45% dos eleitores com biometria nas eleições de 2018. Para comodidade dos eleitores, o TRE-CE oferece o serviço de agendamento da biometria no próprio cartório eleitoral ou através do telefone 148 ou ainda no site do tribunal.

Saiba Mais

O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores das cidades convocadas, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). Caso não compareça, o título de eleitor será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral. Os documentos necessários para realizar o recadastramento são: documento de identificação oficial com foto; comprovante de endereço atualizado; Título de Eleitor (se tiver); CPF (se tiver) e o comprovante de quitação com o serviço militar (para primeiro alistamento de pessoas do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos).

Fonte: TRE

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados