Três pessoas morrem após problema em válvula de barragem provocar acidente em Brejo Santo

20 trabalhadores estavam no local quando o acidente aconteceu. As vítimas fatais foram o engenheiro mecânico Nivaldo Bueno de Camargo, 69 anos, e os técnicos de montagem Mizael Brasil dos Santos, 32 anos, e Heyder Pereira da Silva, 35 anos. Uma quarta pessoa foi levada com vida para o hospital.  Foto: Nilton Alves

O rompimento de uma tubulação da Barragem de Atalho, no município de Brejo Santo, no Sul do Ceará, deixou três mortos e um ferido na tarde desta segunda-feira (8). As informações são do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). As vítimas  são o engenheiro mecânico Nivaldo Bueno de Camargo, 69 anos, e os técnicos de montagem Mizael Brasil dos Santos, 32 anos, e Heyder Pereira da Silva, 35 anos

Também não foi divulgado o estado de saúde do trabalhador que foi resgatado com vida. No momento do acidente, 20 operários estavam no local. Em nota, o órgão afirma que não há indicativos de que a estrutura da barragem tenha sido afetada e que não há vazamentos.

“A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos”, informou. As vítimas atuavam nos testes operacionais da tomada d’água do reservatório. As causas do acidente ainda são apuradas. O rompimento ocorreu quando eram realizados testes no sistema da barragem, por volta das 16h30.

Liberação regular de águas do São Francisco no Ceará ainda permanece indefinida
Brejo Santo passa a receber águas da transposição do Rio São Francisco
Erro de empresa em montagem de válvulas causou vazamento na barragem de Jati, aponta perícia

Segundo o Ministério, o Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, irá ao local na manhã desta terça-feira (9) para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do MDR, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.

De acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) , a responsabilidade da obra é da empresa contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. “O Estado vai entrar com socorro às vítimas e demais assistência”, informou.

A Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros foram acionados para a ocorrência. Equipes estão no local para apurar o caso.

O reservatório de Atalho passou a receber as águas do Rio São Francisco em novembro último. O bombeamento da água estava suspenso desde agosto, quando ocorreu o rompimento de um conduto na Barragem de Jati.

A SRH e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) informaram que se deslocaram para o Município para averiguar o acidente.

*Com informações do Diário do Nordeste

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados