A ação, que faz parte do projeto TRE em Movimento, da Corregedoria Regional Eleitoral, seguirá até o dia 25/3 no Parque de Exposições do município
Nesta segunda-feira, 21/3, a unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará iniciou os atendimentos no Parque de Exposições, no município do Crato. A ação, que faz parte do projeto TRE em Movimento, da Corregedoria Regional Eleitoral, seguirá até o dia 25/3.
Nesse período, o eleitorado cratense pode solicitar, das 8h às 14h, alistamento eleitoral (primeiro título), transferência de domicílio e revisão eleitoral (regularização do título cancelado e alteração de dados cadastrais) na unidade móvel do TRE. O atendimento ocorre mediante agendamento, que pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque Eleitor 148.
Neste primeiro dia de atendimento, o vice-presidente do TRE-CE e corregedor regional eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato, visitou a unidade móvel. O desembargador destacou a grande quantidade de pessoas no munícipio com títulos cancelados que precisam regularizar sua situação, aproximadamente 10 mil, bem como ressaltou a importância da realização dessas ações para melhor atender à população.
A ação alcançou 81 eleitores e eleitoras no primeiro dia. Foram disponibilizadas 1.260 vagas de atendimento presencial para a semana. O Cartório da 27ª Zona Eleitoral está na organização dos atendimentos e conta com o apoio de equipes da sede do Tribunal.
A eleitora Gisele Alves, de 18 anos, aproveitou a oportunidade para realizar o alistamento eleitoral e destacou a importância do título para poder “exercer seu direito de cidadã” nas eleições de 2022. Gisele, que mora em um sítio no Crato, elogiou a localização escolhida para a unidade móvel por ser de mais fácil acesso, bem como a rapidez no seu atendimento.
O chefe de cartório da 27ª Zona Eleitoral, Gilson Andrade, convida os cidadãos e as cidadãs a comparecerem à unidade móvel e buscarem os serviços eleitorais. Ele afirma que os(as) eleitores(as) que não realizaram a biometria e estão com título cancelado podem comparecer e regularizar sua situação.
A população tem até o dia 4 de maio, data do fechamento do cadastro, para regularizar o título eleitoral a fim de votar nas Eleições 2022. Sobre o prazo, Gilson Andrade, afirma: “A gente convoca o eleitor para que busque a Justiça Eleitoral de forma antecipada, evitando as aglomerações, que são maiores justamente próximo ao fechamento do cadastro”.
Para o atendimento, os(as) cidadãos(as) precisam apresentar documento de identidade oficial (original) e comprovante de residência atualizado. Homens de 19 anos precisam apresentar também a certidão de quitação militar ou documento equivalente para requerer o primeiro título (alistamento eleitoral).
Título Net
O TRE relembra que também dispõe de atendimento on-line com todos os serviços que são prestados de forma presencial. Quem tiver acesso à internet pode fazer as operações eleitorais através do Sistema Título Net. Em caso de dúvidas, utilize o serviço telefônico Disque Eleitor 148, em dias úteis, das 7h às 14h.
Montagem de três fotos. Na parte superior, foto mostra eleitores sentados, embaixo de uma coberta, em cadeiras brancas. Os eleitores estão de frente para a unidade móvel. A unidade é um ônibus preto com o texto Tribunal Regional Eleitoral do Ceara- Atendimento ao Eleitor, em letras brancas. Na parte de baixo, do lado esquerdo, foto mostra da esquerda para a direita, o chefe de cartório Gilson Andrade, o desembargador Raimundo Nonato e o servidor da Corregedoria Jefferson Aguiar. Eles estão em pé e atrás deles, a unidade móvel. Na foto do lado direito, o servidor da Corregedoria Arnaldo Gomes está de frente para um eleitor. O servidor está sentado em uma cadeira verde, atrás de uma mesa com notebook e papeis. Ele olha para o eleitor e usa camisa de mangas compridas listrada.
*Conteúdo do TRE-CE