URCA emite nota de esclarecimento sobre ocupação, no final da tarde desta terça-feira (25)

A Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus do Pimenta, em Crato, foi ocupada por estudantes desta Universidade, de outras instituições e movimentos sociais. A Administração da URCA, em nota à comunidade acadêmica e a sociedade em geral, assinada pelo Reitor Patrício Pereira Melo, Vice-Reitor, Francisco do ‘O de Lima Júnior e todos os Pró-Reitores, esclarece o momento atual e destaca a pauta proposta pelos manifestantes, notadamente identificada com os movimentos nacionais de “Fora Temer” e “Não à PEC 241” e pela legitimidade do governo democraticamente eleito.

Na nota, a Reitoria destaca que os alunos e integrantes dos movimentos sociais, reunidos com o Reitor e Pró-Reitores da URCA, prestaram todos os esclarecimentos institucionais que envolvem a URCA no seu amplo aspecto de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e assistência estudantil.

Ainda, conforme a nota, as medidas pautadas pelo Governo Federal escarceiam recursos públicos federais para a educação, especialmente, são graves e as manifestações em defesa da Instituição são legítimas. “Nenhum direito a menos para que os sistemas federal e estadual de ensino continuem no caminho do acesso pleno à educação e ao empoderamento das classes sociais menos favorecidas, das minorias historicamente renegadas e maiorias discriminadas”, diz a nota.

Nenhuma atividade administrativa, de ensino, de pesquisa e de extensão será interrompida em nenhum dos campi da URCA. (Foto da ocupação: Divulgação)


Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO : Reitoria publica nota de esclarecimentos à comunidade e sociedade em geral

NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA E SOCIEDADE EM GERAL

A Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi ocupada na tarde desta terça-feira (25), por estudantes da Urca, outras instituições e movimentos sociais, com uma pauta notadamente identificada com os movimentos nacionais de “Fora Temer”, “Não à PEC 241” e pela legitimidade do governo democraticamente eleito. Reunidos com o Reitor e Pró-Reitores da Universidade Regional do Cariri foram prestados todos os esclarecimentos institucionais que envolvem a URCA no seu amplo aspecto do ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e assistência estudantil.

As medidas pautadas pelo Governo Federal escarceiam recursos públicos federais para educação, especialmente, são graves e as manifestações em defesa das IEs são legítimas. Nenhum direito a menos para que os sistemas federal e estadual de ensino continuem no caminho do acesso pleno à educação e ao empoderamento das classes sociais menos favorecidas, das minorias historicamente renegadas e maiorias discriminadas. Os integrantes da Reitoria têm liderado fóruns de discussão democráticos junto à comunidade em defesa da Universidade pública, gratuita, democrática e inclusiva.

Nenhuma atividade administrativa, de ensino, de pesquisa e de extensão será interrompida em nenhum dos campi da URCA. Estamos aguardando para as próximas horas comunicado oficial dos ocupantes, ainda não identificados formalmente, para tratos administrativos e institucionais do enfrentamento da pauta junto às autoridades públicas nacionais e estaduais. Uma ocupação traz danos para o patrimônio público e gera solução de continuidade para procedimentos e processos administrativos. Nenhum ataque ao patrimônio público ou às pessoas em seu ambiente de trabalho será tolerado, já que em ambiente de formação e educação a primeira regra é sempre o respeito.

O corpo administrativo da URCA está empenhado em garantir o funcionamento regular da URCA e para quaisquer esclarecimentos à comunidade.

Crato – Ceará, aos 25 de outubro de 2016.

Prof. José Patrício Pereira Melo
Reitor

Prof. Francisco do Ó de Lima Júnior
Vice-Reitor

Profª. Maria Arlene Pessoa da Silva
Pró-Reitora de Extensão

Prof. Allysson Pontes Pinheiro
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa

Francisco Egberto Melo
Pró-Reitor de Graduação

Profª. Ana Roberta Duarte Piancó
Pró-Reitora de Planejamento e Avaliação

Prof. Roberto José Siebra Maia
Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

Profa. Fátima Romão
Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados