VACINA CONTRA A GRIPE Ceará atinge a meta da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Até o início da tarde desta terça-feira, 24, o Ceará atingiu os 80% de cobertura vacinal contra a gripe, meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Antes das 13 horas, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações registrava 1.422.183 doses aplicadas da vacina contra a gripe. Por grupos populacionais prioritários, a meta de cobertura vacinal também foi alcançada entre os trabalhadores da saúde (100%), mulheres com até 45 dias pós-parto (94,52%) e idosos (80,28%). O grupo das crianças de 6 meses a 4 anos de idade estava com cobertura de 78,03%, das gestantes de 67,34% e, dos indígenas, 78,90%.

Dos 184 municípios do Ceará, 118 cumpriram a meta de 80%. A meta mínima de cobertura vacinal de 80% das crianças foi cumprida em 122 municípios, dos trabalhadores da saúde em 140, das gestantes em 79, das puérperas em 131, dos indígenas em 13 dos 18 municípios com essa população, e, dos idosos, em 105 municípios. Em todos os grupos populacionais ainda há 354.233 pessoas há serem imunizadas.

Mesmo diante destes dados, a Coordenação Estadual de Imunizações prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Influenza no Ceará até a próxima sexta-feira, 27 de maio, exclusivamente para os grupos prioritários. O objetivo é ampliar e garantir a homogeneidade da cobertura vacinal entre municípios e entre os grupos populacionais prioritários.

Este ano, foram confirmados 24 casos de gripe A (H1N1), com oito óbitos, e há outros 20 casos sendo investigados. A vacina contra a gripe em 2016 protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Na vacinação, o Governo do Estado garante as seringas e as vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde.

Influenza

É uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.

Com informações do Governo do Estado.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados