Várzea Alegre se destaca em novos empregos

Conteúdo do Diário do Nordeste  – Foto: Honório Barbosa

Várzea Alegre. Este município em agosto passado permaneceu entre os dez do Ceará que mais geram empregos formais, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Desde o início de 2017 que a cidade vem se destacando na contração de mão de obra.

Dados do Caged referentes a março, indicaram que Várzea Alegre ocupou o terceiro lugar na geração de empregos, com a criação de 199 vagas. Em junho, figurou na 6ª posição com saldo positivo de 147 vagas formais no mercado de trabalho.

O resultado positivo no segmento fabril, apesar da crise econômica que castiga o País e, em particular, o sertão cearense, agravada por seis anos consecutivos de chuvas abaixo da média histórica, é resultado de expansão de plantas industriais locais, abertura de empresas na modalidade microempreendedores individuais (MEI) e a implantação de política pública municipal de atração de novos negócios.

Fábricas como a Confplast, que produz cadeiras e mesas de polietileno, a GVS Sport, que fabrica peças e acessórios para motocicletas e fundição de alumínio impulsionam a geração de empregos no Município.

Recentemente, a presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa, visitou fábricas, galpões e terrenos com possibilidade de construções de plantas industriais, em Várzea Alegre. Ao lado do prefeito Zé Helder, a gestora da Adece conheceu a fábrica GVS Sport, a Confplast e unidade montadora de painéis de LED, Atlas Import.

“O prefeito solicitou o apoio para instalação de novos empreendimentos, nos apresentou um plano municipal de atração de empresas e mostrou o potencial do município”, disse. “Aqui não se fala em crise e o esforço é para atrairmos novos empreendimentos”, completou. Nicole Barbosa frisou que vai trabalhar para atender a demanda local.

Plantas industriais

A GVS Sport é uma fábrica instalada no bairro Betânia, às margens da CE-060, e emprega, de forma direta, 125 operários, com a construção de sede própria. No Pisca Mais, também do grupo, e que funciona no bairro Juremal, são gerados 29 empregos diretos. Com sede em Mairiporã (São Paulo), a GVS Sport produz acessórios para motocicletas e pertence aos empresários pernambucano Hélio Tenório, e paulista Osmar Meneghitti. A primeira unidade foi instalada em Várzea Alegre em dezembro de 2012.

O empresário Hélio Tenório afirma que a GVS Sport veio para Várzea Alegre para expandir os seus negócios no Nordeste, e que encontrou todo o apoio necessário à viabilização do empreendimento no Município.

Com tecnologia e estrutura de ponta, a GVS não para de crescer e vislumbra horizonte ainda maior, dando início a um trabalho que abrange o mercado internacional. Neste ano, a empresa completa 16 anos de fundação. A indústria disputa o acirrado mercado de motopeças. “No início, houve muitas dificuldades, mas superamos, com trabalho, dedicação, variedade e qualidade dos produtos e tecnologia”, pontuou Hélio Tenório.

Após quase cinco anos, a unidade da GVS de Várzea Alegre tornou-se uma empresa referência na região Norte e Nordeste, com a construção do seu parque industrial, que conta com 15 mil metros quadrados, gerando 125 empregos diretos.

Em abril deste ano, o prefeito Zé Helder conseguiu mais uma conquista para a cidade, a implantação da empresa Pisca Mais, do Grupo GVS, gerando 40 empregos, totalizando 165 empregos diretos e 30 indiretos. “Vamos continuar investindo em Várzea Alegre, trazendo mais desenvolvimento e fortalecendo a nossa presença nas regiões Norte e Nordeste”, concluiu Hélio Tenório.

Peças de alumínio

Na Fundição Maria Fernanda, que produz peças de alumínio, como churrasqueiras e outras de utilidade doméstica, são gerados mais de 40 empregos diretos. Só neste mês de agosto, foram admitidos mais cinco funcionários e, para setembro, a empresa tem previsão de contratar mais três funcionários.

As churrasqueiras de Várzea Alegre conquistaram os consumidores no Ceará em Estados vizinhos. “É um prazer a gente saber que os nossos produtos estão presentes em centenas de municípios. Apesar da crise, mantemos o crescimento da produção”, destaca o empresário José Martins.

Cadeiras e mesas

Desde 2012, a fábrica de cadeiras e mesas plásticas Confplast vem diversificando a produção, a partir da aquisição de novos moldes na China. A unidade é pioneira na região e oferece variados modelos, alguns com braços e pernas em alumínio. Há linhas populares e de requinte. A indústria obteve o Selo do Inmetro de garantia.

A unidade foi implantada em agosto de 2008, a partir de uma parceria entre o empresário local, Carlos Kleber Correia e a empresa Resol do Brasil, de origem espanhola. Depois houve o desligamento do sócio europeu. A planta local gera 60 empregos diretos. O esforço do empresário é para exportar o produto para o mercado norte-americano.

Para o prefeito Zé Helder, a geração de empregos, por meio de iniciativas privadas, deve ser o esforço dos gestores.

Mais informações:

Confplast
Telefone: (88) 3541.-2600
GVS Sport
Telefone: 3541- 2024
Fundição Maria Fernanda
Telefone: (88) 9 9944- 6935

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados