Vila da Música: Secult recebeu as chaves de seu primeiro equipamento cultural no Crato

Vila da Música Secult recebeu as chaves de seu primeiro equipamento cultural no Crato

No começo de 2017, um novo equipamento cultural será aberto ao público no Ceará, o primeiro da Secretaria da Cultura do Estado a se localizar no Interior, de acordo com as diretrizes da política cultural, de maior presença nas diversas regiões. Será a Vila da Música, localizada no Crato e integrada à escola mantida há muitas décadas pelo padre Ágio, com a experiência da Sociedade Lírica do Belmonte, a Solibel. Marcando um importante passo nos preparativos para a abertura da Vila da Música, o secretário da Cultura do Estado do Ceará recebeu nesta quinta-feira, 22/12, do secretário das Cidades do Ceará, Lucio Gomes, as chaves da Vila da Música.

A partir dessa entrega simbólica, a gestão do equipamento público passa a ser oficialmente feita pela Secult, que detém a expertise necessária para desempenhar a função. Também participaram da cerimônia a coordenadora da Unidade de Gerenciamentos de Projetos da Secretaria das Cidades, Marília Gouveia, e o coordenador de Conhecimento e Formação da Secult, Lenildo Gomes.

O prédio da Vila da Música, cujo projeto foi executado pela Secretaria das Cidades, possui uma área de 3.300 m² e recebeu um investimento de R$ 3.179.731,52, por meio do Banco Mundial (BIRD). Trata-se de um equipamento cultural de alto nível, com auditório, biblioteca, salas de aula para grupos individuais, estúdio, setor administrativo, refeitório, cozinha, despensa, vestiários, banheiros, laboratório de informática, quadra poliesportiva, estacionamento, pátio, além da oficina de luthieria, utilizada para fabricação, conserto e ajustes de instrumentos musicais.

A Secretaria das Cidades também foi responsável pela aquisição de todo o mobiliário, tais como armários, mesas, cadeiras, longarinas, gaveteiros, bem como de cerca de 270 instrumentos musicais para o pleno funcionamento da escola. Dentre os instrumentos estão piano, violinos, violoncelos, flautas, saxofone, contrabaixos e clarinetes, entre outros, já adquiridos.

A Vila da Música será uma escola de formação musical que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento sociocultural e educacional dos estudantes e do público em geral através da música. O local abrigará a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), entidade que ensina música clássica e popular para filhos de agricultores locais. A Solibel foi criada em 1970 e tem certificado do Ministério da Cultura.

Segundo o secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúza, a gestão da Vila da Música pela Secult em parceria com a Solibel será muito importante para possibilitar o desenvolvimento cultural e artístico de muitos jovens da região.

“A Vila da Música tem uma experiência que parte do percurso da Solibel, coordenada pelo padre Ágio, de formação musical clássica, com trabalhadores rurais e filhos de trabalhadores rurais. Agora o Estado, numa parceria entre a Solibel e a Secult, vai ampliar e desenvolver essas ações qualificando desde os espaços físicos e instrumentos até a formação, para que se possa ampliar mais o número de jovens e crianças atendidas na região do Cariri”, destaca Fabiano.

A Vila da Música está inserida no programa Escolas da Cultura do Estado do Ceará, da Secult, destinado a apoiar ações de formação em Arte e Cultura tanto em espaços formais quanto não formais. Outro equipamento cultural da Secult a ser instalado no Interior do Estado no começo de 2017 é o Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá, também de acordo com o compromisso da abertura de quatro equipamentos culturais no Interior, assumido pelo governador Camilo Santana e executado pela Secretaria.

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-06-20 at 16.09.29

Enquete