O armeiro José Ferreira da Silva, de 59 anos apelidado por “Zé da Trempa” ou “Vovô das Armas” possui um mandado de prisão preventiva em aberto datado de 28 de setembro de 2016. Vasto material e ferramentas para fabricação de armas foram apreendidas durante a ação.
DA AGÊNCIA CARIRICEARA
Jota Lopes – Fotos e vídeo: Redes sociais
Um homem de 59 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (05), na segunda fase da operação “Vulcano” da Polícia Militar, em Missão Velha. A ação foi realizada pelas Forças Táticas de Juazeiro do Norte e Barbalha sob a coordenação do Tenente Coronel Patrício Lima de Santana, comandante do 2º BPM de Juazeiro do Norte em cumprimento a mandado de prisão preventiva em aberto datado de 28 de setembro de 2016, contra o armeiro José Ferreira da Silva conhecido como “Zé da Trempa” ou “Vovô das Armas“.
Assista ao vídeo:
No momento da abordagem o preso ainda tentou fugir, porém devido ao cerco policial acabou capturado no Matagal próximo à casa. Segundo as investigações, o homem era responsável pela fabricação e conserto de diversos tipos de armamento na região do Cariri principalmente nas cidades de Farias Brito, Nova Olinda, Caririaçu e Juazeiro do Norte.
A prisão aconteceu após agentes da Subagência de Inteligência do 2º BPM (SAI) localizarem o imóvel onde José Ferreira estava escondido na Travessa Noeme Jacome, 130 na cidade de Missão Velha. Na residência foi encontrado vasto material, além de ferramentas para fabricação de armas que foi apreendido e apresentado na delegacia de Policia Civil juntamente com o preso.
Na primeira fase da operação “Vulcano” ocorrida na quarta-feira (28) de outubro de 2020, o filho de José Ferreira o ex-presidiário pernambucano natural de Petrolina, Fransuly dos Santos Silva, de 29 anos foi preso em flagrante em Juazeiro do Norte. A prisão ocorreu em uma residência que era utilizada como fábrica clandestina de armas de fogo, que funcionava na Rua Ana Gonçalves de Melo, bairro Frei Damião.

No local foram apreendidos uma arma artesanal calibre 12 pronta, outra do mesmo calibre em processo de fabricação, três formas artesanais de fabricação de pistola, um simulacro de pistola, uma munição 380, uma cápsula de calibre 12 para testes, além de vasto material utilizado na fabricação do armamento. O suspeito juntamente com os itens apreendidos foi apresentado ao delegado plantonista na Delegacia Regional de Policia Civil de Juazeiro do Norte para a realização dos procedimentos que o caso requer.
Naquele dia, na cidade de Missão Velha, os militares localizaram uma casa no bairro centro onde existia uma estrutura para fabricar armas, mas nada de ilícito foi encontrado. O responsável pelo local, o armeiro, José Ferreira se evadiu antes da chegada da Polícia.
A ofensiva ocorreu a partir das diversas apreensões nos últimos dias de armas calibre 12 artesanais na região, gerando a desconfiança do funcionamento de uma fábrica clandestina quando então agentes da subagência de inteligência do 2º BPM apuraram através de levantamentos, que uma família estaria fabricando armas de fogo nas cidades de Juazeiro do Norte e Missão Velha para abastecer facções criminosas na região.
A Operação foi batizada pelo nome de “Vulcano” o Deus dos ferreiros da Grécia antiga, conhecido como Hefesto, em alusão à logística empregada pelos investigados que fabricavam armamentos para criminosos, fomentando assim a prática de outros crimes, entre eles homicídios, furto e roubos.
Reprodução autorizada mediante citação da Agência Caririceara