Últimas notícias
latest

Guimarães garante que não terá prévias do PT no Crajubar


Deputado Federal, José Guimarães (PT). Foto: Divulgação 

O deputado federal e líder do governo Lula na Câmara do Deputados, José Guimarães (PT) garantiu que não haverá prévias do PT nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A possibilidade surgiu após declarações de Guimarães, sobre a possibilidade de consultar a militância para definir o nome do partido em Fortaleza. 

Para justificar a decisão sobre o Crajubar, Guimarães disse que as realidades são diferentes e que os diretórios estadual e nacional analisam cada situação em separado. Dos três municípios, apenas em Barbalha está definida a reeleição do prefeito Guilherme Saraiva, recém ao partido. Crato e Juazeiro ainda enfrentam discussões para definir o candidato 

Apesar de Juazeiro ainda ter vários nomes colocados para a disputa, Guimarães disse que o candidato deve mesmo ser o deputado estadual Fernando Santana (PT). Segundo Guimarães, Fernando é o nome que melhor agrega a base aliada dos governos Lula e Elmano e consegue pacificar e dar unidade ao partido. 

No Crato, onde a disputa interna está muito acirrada, ultrapassando, inclusive as instâncias do PT, Guimarães foi categórico ao afirmar que a decisão sobre a base aliada será do prefeito Zé Ailton Brasil (PT), ouvindo as lideranças como o ministro da Educação Camilo Santana (PT) e o próprio Guimarães, deputado mais votado no Município. 

Ainda em Crato, tem chamado a atenção a pré-candidatura do vereador Pedro Lobo (PT), que reivindica a disputa de prévias para a escolha do nome. No PT, Pedro concorre com a pré-candidatura de Rondinele Brasil. Pedro tem se articulado com nome da oposição local, o que Guimarães garante não ter o aval das direções municipal e estadual. 

Fora do PT, a base aliada tem os nomes do presidente da Câmara municipal do Crato, Florisval Coriolano (PRTB), vice-prefeito André Barreto (PDT), de Rafael Branco (PP), Leitão Moura (Cidadania) e Lucas Brasil (PCdoB). Guimarães avalia que a base terá maturidade para definir o nome a partir de um alinhamento, e voltou a afirmar que, se não houve acordo, a escolha será do prefeito e seus líderes.

*Com informações do Jornal do Cariri


« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário