Últimas notícias
latest

Crato recebe Selo Município sem Racismo na quarta-feira, 03, em Fortaleza

FOTO: JOTA LOPES/AGÊNCIA CARIRICEARA.COM
 

Pioneiro no Cariri, o município do Crato receberá, na quarta-feira, 03, o Selo Município sem Racismo. A cidade está entre as cinco do Ceará que receberão a referida comenda. A solenidade acontecerá no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

A certificação é uma forma de estímulo e reconhecimento às cidades que realizam ações e políticas públicas de enfrentamento à discriminação racial; e que adotam iniciativas de fortalecimento de comunidades quilombolas, povos de terreiro, indígenas e ciganos.

Para que o Crato conquistasse o referido selo, foram realizadas diversas ações e seguidos os seguintes critérios: a criação de estrutura institucional para o desenvolvimento de políticas de promoção de igualdade racial; a instituição, por lei municipal, do Conselho de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, com participação da gestão pública e sociedade civil; e a realização de capacitação para gestores e servidores com conteúdo sobre as relações étnico-raciais.

Desde o ano de 2021, que o município do Crato vem avançando na construção das políticas públicas para a promoção da igualdade racial, onde foi realizada reunião com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado para debater a implementação da Campanha Ceará Sem Racismo.

Em 2022, teve o primeiro encontro para debater os critérios para a conquista do selo. No mesmo ano, o Crato realiza primeiro encontro com os movimentos sociais para debater a construção da política municipal pela igualdade racial. E ao longo de 2023, tivemos a construção coletiva da lei que institui as políticas públicas pela igualdade racial no nosso município.

*Texto da Ascom da PMC

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário