Últimas notícias
latest

Semace devolve mais de mil animais silvestres à natureza em 2023

Foto: Ascom Semace

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) priorizou ações de proteção à fauna silvestre em 2023. Só no ano passado, alcançamos o total de 1.033 animais destinados para ambiente natural (soltura), entre os quais, 889 (86,06%) eram aves, 109 (10,55%) répteis e 35 (3,38) . Foram 33 ações de soltura, entre as quais 27 ocorreram nos diversos ecossistemas do Ceará (a depender da espécie) e 6 ações ocorreram em outros estados, dado que as espécies não possuíam ocorrência natural no nosso estado.

O trabalho de proteção à fauna silvestre inicia-se com orientação, divulgação de informações e fiscalização ambiental. Os animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues voluntariamente são submetidos ao processo de reabilitação com a finalidade principal de que sejam readaptados à vida na natureza, no habitat. O objetivo é inibir a caça e o tráfico de animais silvestres por meio da sensibilização, sempre que possível, e da repressão, quando necessário.

A Semace planeja reforçar suas ações em 2024, fortalecendo a gestão compartilhada do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS de Fortaleza. Além disso está prevista a contratação de médicos veterinários e a construção de um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres no Cariri.

Os trabalhos de reabilitação e soltura são fruto de diversas parcerias institucionais, entre as quais: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Pró-Silvestre (IPS); Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) entre outros.

Ascom Semace

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário