Últimas notícias
latest

Fevereiro no Ceará: Cultura para todos os gostos


Foto: Divulgação

Secult Ceará fomenta ações da zona rural à capital, antes e depois do carnaval

 

Estar no Ceará no mês de fevereiro é vivenciar a diversidade cultural que pulsa de cada canto do estado, em suas múltiplas manifestações. Neste início de 2024, a Secretaria da Cultura do Ceará tem movimentado a economia criativa com fomento, difusão e descentralização das suas ações. Exemplo disso é o investimento de R$ 1,4 milhão no XVII Edital Ciclo Carnavalesco, contemplando 86 projetos das macrorregiões do estado; além da realização de programações gratuitas em diferentes linguagens artísticas nos equipamentos culturais do estado e do apoio a projetos como o 25º Festival Jazz & Blues.

O clima de festa segue a todo vapor depois do carnaval, com Tributo a Marília Mendonça e Festa Pacific na Estação das Artes; Bailinho infantil no MIS-Ceará, Batalha de Danças Urbanas e Hip Hop no Dragão do Mar; fechando com Mariana Aydar no Festival de Gastronomia Cearense, no Mercado AlimentaCE.

Fomento aos grupos carnavalescos, bailes e matinês

A política de fomento aos ciclos de tradição tem alcançado os municípios cearenses além das iniciativas da capital. Por meio de editais e programas de apoio, a Secult Ceará tem buscado incentivar e fortalecer as manifestações culturais tradicionais em todo o estado.

Confira um panorama quantitativo do alcance destas políticas

No Edital de Grupos carnavalescos, 76 agremiações da capital e dos municípios das macrorregiões cearenses foram contempladas em 25 categorias, incluindo cotas raciais, pessoas com deficiência, territórios quilombolas e de culturas camponesas.

Nos tradicionais grupos de Maracatu, nove recebem o fomento em Fortaleza, juntamente com outros 12 dos municípios de Canindé, Tamboril, Aracati, Cariré, Juazeiro do Norte, Barbalha, Limoeiro do Norte, Russas, Icó e Ipu. Três Escolas de Samba são contempladas neste ano em Fortaleza; além das seis agraciadas nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Maracanaú. O Maracatu Rei de Paus e a escola de samba Império Ideal serão homenageados na solenidade de lançamento do Ceará Ciclo Carnavalesco 2024, nesta quinta-feira (8). Um grande encontro reúne os balaeiros de Maracatus do Ceará, que se apresentarão entoados pelo cantor e compositor cearense Calé Alencar, em celebração à abertura oficial das festividades carnavalescas no estado.

Ainda sobre as categorias contempladas, o segmento de Culturas Camponesas é um exemplo de fomento específico, voltado para ações realizadas nas zonas rurais e assentamentos. Neste ano, 12 grupos foram contemplados nos municípios de Quixeramobim, Monsenhor Tabosa, Madalena, Tamboril, Baturité e Canindé.

Na categoria de Difusão do Repertório Carnavalesco, uma banda foi contemplada em Fortaleza, e outras quatro foram selecionadas nos municípios de Barbalha, Nova Olinda, Morada Nova e Pindoretama. Seis Blocos de Fortaleza foram contemplados e mais oito blocos dos municípios de Limoeiro do Norte, Pacoti, Quixadá, Icó, Sobral, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Tururu.

Na categoria de Cordões, em Fortaleza, foi contemplado o Cordão Carnavalesco Vampiros da Princesa. Nos demais municípios, recebem apoio da Secult Ceará, cordões de Meruoca, Independência e Baturité. Em saudação às tradições de matrizes africanas, três grupos de Afoxé foram contemplados em Fortaleza: Oxum Odolá, Omõrisà Odé e Acabaca. Nos demais municípios, cinco foram selecionados: Omosereigbo, de Caucaia; Filhos de Mãe Têta, Batuque ao Caçador e Ojú Obá de Juazeiro do Norte; e Filhos De Ogum, de Canindé.

A Chamada Pública para Bailes e Matinês e V Seminário de Formação, Avaliação e Planejamento do Ciclo Carnavalesco – 2024 contemplou 10 projetos neste ano, dos quais, cinco são dos municípios de Tarrafas, Canindé, Juazeiro do Norte, Barbalha e Meruoca. Outros cinco projetos foram contemplados em Fortaleza.

Diego Zaranza, assistente técnico da área do Patrimônio Imaterial da Secult Ceará destaca que este é mais um resultado de ações consolidadas na política de Patrimônio Cultural. “O XVII Edital Ceará Ciclo Carnavalesco de 2024 tem uma função social e econômica no fomento à economia artística, criativa e cultural, considerando o grau elevado de informalidade do setor e dos trabalhadores da cultura, assumindo um papel na permanência de atividades culturais promovidas pelos atores e fazedores artísticos em nosso Estado, com ênfase na valorização da produção artística, da economia criativa, na garantia de participação dos grupos étnicos-raciais do Ceará e na inserção do Ciclo Carnavalesco no circuito cultural e turístico do Ceará”, explica Zaranza.

Confira o calendário dos Bailes e Matinês para o Ciclo Carnavalesco 2024

Quinta-feira (8)

16h – Tem Cultura, tem Alegria, no Carnaval da Periferia!
Ao lado do Cuca Pici (Fortaleza)

Sexta-feira (9)

7h às 23h30 – 14º Baile do Pontinho e do Pontão – Aqui não há preconceito nem discriminação
No Pontão de Cultura LGBTQIA+ Arte de Amar, Praça Santa Edwiges – Rua George Sósa, 97, Curió (Fortaleza)

15h – II Carnaval Cultural de Ponto a Ponto 2024 – Cultura e Diversidade Promovendo a Inclusão e a Alegria nos Pontos de Cultura
Na Associação de Artes e Cultura de Canindé, Av. Francisco Cordeiro Campos, 1039, Centro (Canindé)

16h – Baile de Carnaval Viva Terezinha – Território Periféricos Vivenciando o Carnaval de Alegrias
Na Rua do lago, 245, Jardim das Oliveiras (Fortaleza)

17h – Tem Cultura, tem Alegria, no Carnaval da Periferia!
Ao lado da Escola Paulo Sarasate, na R. Pedro Muniz, 281, Demócrito Rocha (Fortaleza)

17h às 22h – Ellery Folia: Carnaval da Diversidade Cultural – 2024
Na Praça Manoel Dias Macedo, Rua Dr. Almeida Filho, 326, Bairro Ellery (Fortaleza)

Sábado (10)

16h – Baile a fantasia filhxs da Folia – Por um Carnaval sem Homofobia, Racismo, Machismo e Transfobia
No Polo de lazer do bairro Tancredo Neves, Rua do Lago, 245, Jardim das Oliveiras (Fortaleza)

16h – II Carnaval Cultural de Ponto a Ponto 2024 – Cultura e Diversidade Promovendo a Inclusão e a Alegria nos Pontos de Cultura
No Ponto de Cultura Coletivo Streytho, Travessa Abel Queiroz, 1116, Santa Luzia (Canindé)

17h – Meruoca de Mel e Folia 2024 – Um Baile de Carnaval
Saída em frente à Prefeitura seguindo para a Praça José Vidal (Meruoca)

17h às 22h – Ellery Folia: Carnaval da Diversidade Cultural – 2024
Na Praça Manoel Dias Macedo, Rua Dr. Almeida Filho, 326, Bairro Ellery (Fortaleza)

Domingo (11)

8h – II Carnaval Cultural de Ponto a Ponto 2024 – Cultura e Diversidade Promovendo a Inclusão e a Alegria nos Pontos de Cultura
Na Casa das Artes, Rua Josias Gondim, 1269, Santa Luzia (Canindé)

17h – Meruoca de Mel e Folia 2024 – Um Baile de Carnaval
Saída em frente à Prefeitura seguindo para a Praça José Vidal (Meruoca)

Segunda-feira (12)

15h – Tarrafas Folia 2024: Carnaval de Tradições!
Na Praça Dona Tereza (Tarrafas)

16h – 2º Carnaval Rural de Máscaras, Caretas e Marchinhas
No Polo Cultural Zé Mundó, sede da ONG Engenho Velho – Ponto de Cultura, no Sítio Cabeceiras (Barbalha)

18h – Jua Folia
Na Av. Prefeito Ailton Gomes de Alencar, S/N, Pirajá (Juazeiro do Norte)

Folia nos equipamentos da Cultura

Além do fomento direto ao Ceará Ciclo Carnavalesco, a Secult Ceará tem oferecido programações gratuitas de pré-carnaval desde janeiro, na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), dando destaque para artistas locais, reunindo expressões tradicionais e contemporâneas. Um dos destaques desta semana é o popular Baile à Fantasia do Zé, no Theatro José de Alencar, que ocorre nesta sexta-feira (9) a partir das 19h, com entrada franca e retirada de ingressos antecipada on-line.

Confira dicas para cair na folia nos próximos dias

Quinta-feira (8)

Theatro José de Alencar
17h – “Arte na Calçada – Maracatus e Afoxés”, com Maracatu Solar
Gratuito. L

Hub Cultural Porto Dragão
18h30 – Solenidade de Lançamento do Ceará Ciclo Carnavalesco 2024
“Entre Batuques e Loas, Quem Dá as Cartas do Ciclo Carnavalesco é Rei”
Aberto ao público

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
20h – Chão da Praça, com “Os Transacionais”
Espaço Rogaciano Leite FIlho
Gratuito. L

Sexta-feira (9)

Museu da Imagem e do Som
18h às 19h – Show pré-carnaval com Banda Parahyba e Cia. Bate Palmas
Na Praça do MIS
Gratuito. L

Theatro José de Alencar
19h à 1h – VI Baile à Fantasia do Zé
No Jardim de Burle Marx
Capacidade máxima: 1.200 pessoas
Ingressos: retirada antecipada e no dia pelo Sympla (até dois por pessoa)
Gratuito. L

Centro Cultural Bom Jardim
19h – Carnaval CCBJ 2024, com Mais Melanina

20h – Sambomja
Acessível em Libras
Gratuito. L

Pra curtir o carnaval em outras frequências

Ao público que prefere aproveitar os dias livres com menos agitação, a Secult Ceará também oferece opções de lazer com muita arte e cultura, gratuitamente. Exposição de artes visuais no Crato, sessões gratuitas de Cinema em Fortaleza e festival de música em Guaramiranga são boas pedidas para este feriado. Programe-se!

Centro Cultural do Cariri – Crato

Sábado (10)
17h – Percurso Mediado na Exposição Encarnado – Sons do Kariri
Gratuito. L

Cineteatro São Luiz – Fortaleza
Entre os dias 7 e 12 de fevereiro, o Cineteatro São Luiz exibirá gratuitamente seis filmes do premiado diretor espanhol Pedro Almodóvar, gratuitamente, pela faixa de programação “Perfil de Cinema”
Classificação indicativa de 14 a 18 anos.

Festival de Jazz & Blues – Guaramiranga
Com shows, bate-papos, homenagens, oficinas e ações ambientais, o tradicional Festival Jazz & Blues terá edição comemorativa de 25 anos, que acontecerá de 10 a 13 de fevereiro (Carnaval) em Guaramiranga, Ceará. Uma novidade nesta edição é a gratuidade de 100% das atividades. Para o acesso aos shows, o festival sugere a doação de 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será doado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Ceará. Para o show das 21h na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente no espaço do Estádio Municipal Jean Bardawil, o público deverá retirar ingresso gratuito online ou na bilheteria do local.

No sábado (10), o baterista Pantico Rocha abre a programação na Cidade Jazz & Blues apresentando o show autoral “A Sorte está Lançada”, com repertório afro-pop-rock com pitadas de funk. Em seguida, o show é de Marco Lobo Quinteto, grupo formado por Marco Lobo (percussão), Erivelton Silva (Bateria), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (teclado) e Marcelo Martins (sax e flauta), apresentando músicas dos três CDs solos do percussionista. No domingo (11), a programação traz nomes como o pianista Tito Freitas e Thesco Carvalho, trombonista, apresentando o show “Inspirações”, com Filipe Mota (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria). O show seguinte é de muito blues e gêneros afins nas vozes e guitarras de Felipe Cazaux e Rayane Fortes, com PH Barcellos (bateria), Renato Cazzolli (baixo), Fernando Lélis e Jorge Doudement (saxofones) e Cláudio Arroz “Mr. Rice” (trompete). A programação completa está disponível no site do Festival.

E depois do carnaval?

Ainda em fevereiro, o clima de festa não para. Os equipamentos da Rece recebem programação variada, gratuita, para todas as idades.

Complexo Cultural Estação das Artes

Quinta-feira (15)
19h às 20h – Maracatu Solar de Todos os Ritmos (ressaca de carnaval)
Gratuito. L

Sexta-feira (16)
19h às 21h – Tributo a Marília Mendonça com o grupo “Hoje somos só metade”
Gratuito. 18 anos.

Sábado (17)
17h às 22h – FESTA PACIFIC
Gratuito. 18 anos.

Domingo (18)
9h às 10h / 11h às 12h – Dj Rudeboy
Gratuito. L

Centro Cultural do Cariri (Crato)

Sábado (17)
18h às 19h – Show Procurando Kalu
19h às 20h – Os Gramafones
No Parque
Gratuito. L

Museu da Imagem e do Som

Domingo (18)
17h às 18h30 – Bailinho do MIS: Ainda tem carnaval sim!
Com Dj Milk-Shake (Grupo Blitz)
Na Praça do MIS
Gratuito. L

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Domingo (18)
16h às 21h – Planeta Hip Hop (Cypher + Batalha de Danças Urbanas)
Arena Dragão do Mar
Gratuito. L

Sexta-feira (23)
18h – Batalha do Dragão
Espaço Rogaciano Leite Filho
Gratuito. L

Sábado (24)
16h – A Cena é Nossa convida Sol Tu Som
Com DJ Ada Porã, Farra na Jangada e bandas
Espaço Rogaciano Leite Filho
Gratuito. L

Domingo (25)
16h às 20h – Sound System no Dragão
Com Vládia Soares e Coka Vibration (Coletivo Come inna di Dance)
Espaço Rogaciano Leite Filho
Gratuito. L

Mercado AlimentaCE

Sexta-feira a domingo (23 a 25) – Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer

Sexta (17h às 21h30)

Sábado (14h às 22h30)

Domingo (9h às 16h)
Show da Mariana Aydar às 16h, no domingo (25)
Sujeito à capacidade do espaço (1.500 pessoas por dia)
Gratuito. L

* Ascom Secult Ceará 

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário